O Ministério da Saúde decidiu suspender temporariamente o repasse de recursos para os programas suspeitos de fraude na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As irregularidades vieram à tona na operação PhD da Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira (9).
Em nota, a pasta informa que não foi notificada oficialmente do conteúdo da operação, mas optou pela suspensão temporária das ações de maneira preventiva. Também vai instituir um grupo de trabalho para apuração dos fatos.
No documento, o ministério esclarece que faz a descentralização dos recursos que financiam os programas de qualificação de profissionais de saúde. A concessão de bolsas e seleção de bolsistas é realizada pela UFRGS.
Operação da Polícia Federal
A Operação PhD, desencadeada nesta manhã, investiga fraude e desvio de recursos envolvendo bolsas de estudos e programas de ensino na área da Saúde Pública vinculados à Escola de Enfermagem da UFRGS. Seis pessoas foram presas.
Entre os investigados presos estão Sergio Nicolaiewsky, ex-vice reitor da UFRGS e atual diretor-presidente da Faurgs; o professor Ricardo Burg Ceccim, um dos coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem; o professor Alcindo Ferla, que atua na Escola de Enfermagem da UFRGS; e a professora Simone Chaves, da Unisinos. Duas servidoras da UFRGS também estão presas.
Eles são investigados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informação.
Confira a íntegra da nota
"O Ministério da Saúde informa que não foi notificado oficialmente da abrangência ou conteúdo da operação da Polícia Federal. Todavia, devido a gravidade das denúncias veiculadas pela imprensa, a pasta irá suspender temporariamente as ações em curso. Além disso, irá instituir um grupo de trabalho para apuração dos fatos.
O Programa SUS Educador é uma cooperação entre o Ministério da Saúde e a Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para qualificação de profissionais de saúde com o foco em educação permanente e docência. A concessão de bolsas e a seleção dos bolsistas é realizada pela UFRGS, de acordo com termo de cooperação nº 205/12. Vale ressaltar que a pasta apenas efetua a descentralização dos recursos, sendo que o acompanhamento da execução acontece em conformidade com as leis que regem este tipo de convênio."