Em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (16), o presidente Michel Temer entregou condecorações a 11 colombianos que auxiliaram no resgate às vítimas do voo da Chapecoense, que caiu na cidade de Medellín, no dia 29 de novembro. O prefeito de Chapecó também foi homenageado.
Aos militares, foram concedidas medalhas da Ordem do Mérito da Defesa. Aos civis, a condecoração da Ordem de Rio Branco, que é destinada a brasileiros e estrangeiros em reconhecimento a serviços prestados ao país. Já a cidade de Medellín foi agraciada com a insígnia da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a estrangeiros.
Um dos colombianos homenageados foi Johan Alexis Ramírez Castro, 15 anos. Morador da região onde houve a queda da aeronave, ele ajudou as equipes de resgate a encontrar sobreviventes.
“Eu, neste momento, não pensava em nada, só em ajudar as pessoas”, relatou o jovem a jornalistas no Palácio do Planalto. Ele também agradeceu o convite para vir ao Brasil, disse que gosta de futebol e tem vontade de conhecer Chapecó.
A cerimônia ainda foi acompanhada pelo prefeito da cidade catarinense, Luciano Buligon. Ele foi o único brasileiro homenageado.
“Os colombianos tiveram, acima de tudo, um sentimento de fraternidade, mas foram muito competentes em tudo o que fizeram. Estamos aqui para nos somar aos aplausos do Brasil e dizer que não há maior merecimento do que à Colômbia neste momento”, argumentou Buligon.
Foram condecorados com a Ordem de Rio Branco o prefeito de Medellín, Frederico Gutiérrez Zuluaga; a secretária de Governo de Antioquia, Victoria Eugenia Ramírez Velez; o diretor executivo da Agência de Cooperação de Medellín e Área Metropolitana, Sergio Escobar Solórzano; o diretor do Departamento Administrativo de Gestão de Risco e Atenção a Desastres de Medellín; a apresentadora da TV Caracol; o menino Johan Alexis Ramírez Castro; e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.
Ainda foram conferidos os graus de Grande Oficial e Comendador ao comandante da Força Aérea Colombiana, general Carlos Eduardo Bueno; ao comandante geral da Polícia Nacional, general Jorge Hernando Nieto Rojas; ao chefe do Comando Aéreo de Combate (Base Aérea Rio Negro), coronel Fábio Alberto Sánchez Montoya; ao secretário de Segurança e Convivência de Medellín, Gustavo Villegas Restrepo, e ao subsecretário de Proteção Social de Antioquia, Juan David Arteaga Florez.
Johan Alexis Ramírez Castro, que auxiliou no resgate (Foto: Beto Barata / PR)