Quinze adolescentes, moradoras de Guaíba, na Grande Porto Alegre, realizam hoje um sonho que, há pouco mais de dois meses, parecia inalcançável. É o sonho de ter uma festa de 15 anos. Desejo esse que será realizado devido a união de moradores de Guaíba que, com o apoio do Rotary Club Guaíba Farrapos e do Projari (Projeto Artesanato, Recreação e Informática), vão realizar hoje o primeiro baile social para debutantes da cidade.
As 15 debutantes são de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, e que não poderiam arcar com os custos de uma festa de 15 anos. A celebração é custeada através de doações e parcerias de empresas e entidades do município de Guaíba, como explica o Coordenador do Primeiro Baile de Debutantes do Rotary Club Guaíba Farrapos, Edgar Dias Lopes.
"A ideia surgiu do nosso amigo Jorge Mauricio da Cruz, o Pancho, que faleceu em julho deste ano em decorrência de um câncer. Ele tinha o sonho de realizar um baile para 15 meninas carentes. Os critérios para escolher essas meninas foram frequência escolar e renda familiar. A comunidade de Guaíba se uniu para fazer o melhor baile possível. É uma experiência única. Essas meninas não teriam como fazer festa sem o nosso apoio", diz Lopes.
O idealizador do baile e um dos sócios fundadores do Rotary na cidade, Jorge Mauricio da Cruz, o Pancho, faleceu em julho deste ano em decorrência de um câncer.
As quinze meninas fazem parte do Projari - projeto socioeducativo que oferece cursos e oficinas gratuitas para crianças e adolescentes. Atualmente, mais de 900 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto. Entre as atividades, estão aulas de dança, música, esporte, informática e marcenaria.
O baile será na noite deste sábado no Clube Itapuí. Haverá coquetel e festa e cada debutante poderá levar dez convidados. Sem nenhum custo para as famílias.
As meninas vêm participando dos preparativos há dois meses. Foram palestras, piqueniques, reuniões e até a realização de um book fotográfico na fazenda Recanto Borghetti, na Barra do Ribeiro.
Brenda Costa, de 15 anos, moradora da vila Nova Guaíba e aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Otero Paiva Guimarães é uma das debutantes. A mãe da menina, Maria Nadir Santos Silva, conta sobre a emoção de compartilhar esse momento especial com a filha.
"Eu me sinto a mãe mais feliz do mundo. O que eu não pude, graças a Deus, minha filha vai poder ganhar.
Brenda conta que, além da realização do sonho de ter uma festa de 15 anos, ela também encarou o baile como uma oportunidade para para aprender novos valores e fazer amizades.
"Foi muito legal. Eles falaram bastante sobre a importância do respeito e também sobre a importância de lutar para ser alguém na vida e conquistar reconhecimento. Fiquei muito feliz em participar do baile. Era o meu sonho ter uma festa de 15", conta a adolescente.
Quem está radiante com o baile é a Silvia Maria Barbosa Gonçalves, mãe da debutante Maria Barbosa Gonçalves, que faz 15 anos no final do mês, e estuda na Escola Municipal Senador Teotônio Brandão Vilella.
"Ela falava em casa que tinha vontade de ter uma festa, com vestido e anel. Nós falávamos para ela que não tínhamos condições de fazer. Agora, o sonho será realizado", conta.
Maria descreve os detalhes do vestido que que usará nesta noite. Os vestidos foram emprestados para as meninas. As adolescentes também ganharão um anel de 15 anos.
"É muito lindo. Meu vestido é azul forte. Ele tem umas flores bordadas na parte da frente, é de manga curta e bem longo", explica.
A irmã Laura Gavazzoni, do Projari, ressalta que, mais do que a celebração dos 15 anos, a mensagem que fica para as debutantes é a solidariedade.
"Eu acho que elas vão levar essa realização para a vida todo. É um evento que vai dar um impulso na vida delas. Nós salientamos que elas não devem perder de vista a humildade e a simplicidade. Com certeza elas vão levar pra vida essa solidariedade que estão recebendo. Faz parte de um crescimento", diz irmã Laura.
O sonho da festa de 15 anos, que parecia impossível, será realizado hoje. Mas Brenda, Maria e as outras 13 debutantes ainda têm muito com o que sonhar para o futuro...
Maria já tem planos grandiosos para os próximos anos. "Quero ser musicista, fazer faculdade de música e também fazer direito e ser promotora".
Para Brenda, as conquistas também recém começaram: "Quero ser professora de dança!"