O vento e o frio marcaram o desfile de 7 de Setembro em Porto Alegre. Apesar do tempo pouco convidativo, centenas de pessoas lotaram as três arquibancadas reservadas para o público em geral, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. O evento começou com a revista às tropas pelo governador José Ivo Sartori e pelo comandante militar do Sul, general Edson Leal Pujol.
Diferentemente do ano passado, não ocorreram vaias à presença do governador. Em 2015, foi o início do parcelamento de salários do funcionalismo e Sartori chegou a ser vaiado. Apesar da situação persistir, órgãos estaduais como Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros prestigiaram o desfile deste ano, embora em número pequeno.
Após a revista à tropa, o governador, o comandante militar do Sul e o prefeito José Fortunati hastearam as bandeiras, dando início do desfile pouco depois das 10h. O público final não foi divulgado. A organização estimou que quatro mil pessoas entre militares e civis participariam do desfile, além de 150 viaturas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Brigada Militar, polícias rodoviárias Federal e Estadual, EPTC e Guarda Municipal.