A seleção brasileira de polo aquático cumpriu seu objetivo de chegar às quartas de final dos Jogos Olímpicos, mas não conseguiu ir adiante contra a Croácia no jogo da tarde desta terça-feira, em que foi derrotada por 10 a 6. Foi a terceira derrota seguida do Brasil, depois de um ótimo início de competição, em que venceu Japão, Austrália e Sérvia – atual tricampeã mundial.
O Brasil largou na frente, para delírio do público, com um gol em contra-ataque finalizado por Felipe Silva. A Croácia, porém, reagiu. Buslje empatou e, durante duas punições a brasileiros, que por conta de faltas cometidas tiveram de assistir de fora a ataques adversários, os europeus fizeram dois gols, com Jokovic e Buric. Ainda no primeiro quarto, os brasileiros conseguiram diminuir com gol de Bernardo Gomes, fechando o período em 3 a 2.
No segundo quarto, a Croácia abriu vantagem com gols de Bukic, Javier Gadea e Sukno. Bernardo Gomes descontou mais uma vez para os donos da casa, mas Javier Gadea voltou a marcar para encerrar o primeiro tempo em 7 a 3 para a Croácia.
No início do terceiro quarto, Adrian Baches marcou para o Brasil e diminuiu a desvantagem, mas Jokovic fez o oitavo gol croata logo depois. Bernardo Gomes fez o quinto brasileiro e chamou a torcida, ao que foi atendido de imediato. A força da arquibancada animou os brasileiros, que fizeram o sexto no pênalti cobrado por Gustavo Guimarães. No quarto período, a Croácia esfriou a reação com gols de Gadea e Jokovic, e administrou a vantagem para chegar à semifinal da competição e encerrar a boa campanha brasileira.