O Exército será multado em R$ 40 mil pela morte da onça-pintada Juma, durante o evento de passagem da Tocha Olímpica em Manaus (AM). O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas concluiu o relatório técnico e emitiu cinco multas.
O animal tinha 18 anos e foi baleado por um soldado no dia 20 de junho, depois da cerimônia, quando escapou da coleira ao ser transportado novamente para a jaula.
As multas estão baseadas em crimes ambientais e se referem à utilização do animal silvestre em atividades sem autorização, ao transporte sem aval do órgão competente e por ter sido mantido em cativeiro também sem licença. O Exército tem 20 dias para apresentar a defesa e, depois desse prazo, pode recorrer ao Instituto e ao Conselho Estadual de Meio Ambiente.
O relatório técnico detalhou como aconteceu o incidente. A conclusão é de foram feitas quatro tentativas de sedar o animal durante a fuga. O laudo diz que os tiros foram dados na região frontal, o que indica que a onça corria em direção à pessoa que atirou.