A Escola Municipal Benjamim Constant, localizada no distrito de Água Santa, no município de Butiá retomou as aulas na manhã desta terça-feira (5), dois dias após ter sido arrombada e saqueada por criminosos. Além de destruírem três portas, roubarem uma lousa digital, um violão e utensílios domésticos, os ladrões levaram todo o estoque da merenda escolar e botijões de gás.
Os criminosos levaram arroz, feijão, massa, extrato de tomate, entre outros itens que seriam servidos às crianças que estudam na educação integral. Segundo a direção da escola, a prefeitura está repondo o estoque de merenda e, deste modo, foi possível fornecer o alimento aos estudantes hoje. Os prejuízos financeiros ainda são calculados, mas conforme a diretora da instituição, professora Sara Schaefer, somente a Lousa Digital, doada pela Prefeitura, custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil.
“Gostaria de agradecer a comunidade pela atenção e pedir para que as pessoas possam olhar para a educação como um patrimônio seu”, afirmou a diretora.
O crime foi descoberto por um vizinho da escola, membro da associação de moradores local, que foi à escola para levar um banco e encontrou o local arrombado. A ocorrência foi registrada na 1ª delegacia de Butiá.