Comunicadores do Grupo RBS vão conduzir a tocha olímpica no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O símbolo da Olimpíada chega neste domingo (3) no Estado, onde vai passar por 28 cidades e depois seguir para Sombrio (SC).
Na quinta-feira (7), Luciano Périco, repórter e apresentador da Gaúcha, vai carregar a tocha em Guaíba, e Paulão, craque do vôlei brasileiro, comentarista da Gaúcha e colunista de Zero Hora, vai deslocá-la em Porto Alegre. E, no dia 12 de julho, será a vez do comunicador Marcos Piangers conduzir a chama em Blumenau.
Os veículos da RBS vão estar acompanhando todo o percurso pelo Rio Grande do Sul. José Alberto Andrade e Lauro Alves vão realizar cobertura integrada entre Gaúcha e ZH. A equipe de reportagem da RBS TV, com Glauco Pasa, Leo Saballa Jr. e CristineGallisa, vai seguir o trajeto da tocha nas 28 cidades, com apoio das emissoras do Interior, relatando a preparação e a recepção local da chama. Entradas ao vivo e reportagens especiais nos telejornais também entram na programação.
"É uma experiência única estar entre as 12 mil pessoas que vão fazer isso. Parece muita gente, mas, comparando com a população do país, é um número bem pequeno. E tem a questão simbólica também: representar a cidade neste momento histórico tem um significado muito importante", destaca Lucianinho.
A tocha olímpica foi acesa no Templo de Hera, na cidade grega de Olímpia, e desembarcou no Brasil em 3 de maio. O percurso termina em 5 de agosto, para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos. Durante os três meses, a chama vai percorrer 20 mil quilômetros e será carregada por cerca de 12 mil pessoas, o maior número até hoje.