A Unidade do Hemocentro de Passo Fundo está temporariamente responsável pelo fornecimento de sangue para a região de Erechim, após interdição do banco da cidade pela Vigilância Sanitária. A inspeção aconteceu por determinação judicial, após a instituição fornecer uma bolsa infectada com o vírus do HIV.
Segundo a coordenadora de captação do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, o estoque já estava abaixo da média para o feriado, mas agora a situação se agravou. O banco interditado era responsável pelo fornecimento de 32 cidades.
Os tipos sanguíneos mais requisitados são O+ e, principalmente O-. A coordenadora ainda pede para que os "doadores de repetição", ou seja, aqueles realizam a doação com frequência, procurem o local. Além da demanda alta devido às festas de final de ano, o banco precisa fornecer bolsas para bebês prematuros de Erechim.
Infecção por HIV
De acordo com investigação do Ministério Público (MP), o sangue foi utilizado em uma pessoa após realização de cirurgia no Hospital Santa Terezinha. O MP apurou que houve erro de uma funcionária da instituição, que acabou misturando as bolsas.
O Ministério Público já havia solicitado a interdição do banco, que foi negada pela Justiça, alegando que a instituição é a única que atende 32 cidades do Norte do Estado.