Foi assinado nesta sexta-feira (18) um convênio que irá permitir o investimento de R$ 4,3 milhões no Instituto Psiquiátrico Forense, em Porto Alegre. O dinheiro é proveniente das penas oriundas de condenações criminais de menor potencial instituidas pelo judiciário gaúcho.
O recurso irá permitir a reforma das unidades B, C, D, E, F, G, além do setor de triagem e da cozinha. Atualmente, o instituto tem mais de 300 apenados e parte do prédio está interditada em razão das péssimas condições. A previsão é que as obras comecem no segundo semestre do ano que vem. Porém, o governador José Ivo Sartori pediu que as instituições trabalhem para que a reforma possa começar o quanto antes.
Essa é a primeira parceria firmada entre o Tribunal de Justiça e o Governo do Estado. A ideia é que o dinheiro destas condenações possam beneficiar o investimento em outras cadeias, entre elas o Presídio Central.
Antes, essa verba era usada na compra de materiais de escritório, computadores, mobiliário ou até viaturas para as polícias civil e militar. Agora, irá para este fundo. No segundo semestre de 2015, esse montante chegava a R$ 28 milhões.