Lauro Quadros se despediu da Rádio Gaúcha nesta sexta-feira (14), após 31 anos. Em um Polêmica especial, ele ressaltou a importância do programa no seu dia a dia. "A minha vida se divide entre antes e depois do Polêmica". Lauro apresentou o espaço de debates por 15 anos.
Comunicador versátil, Lauro Quadros foi repórter de campo, narrador e comentarista esportivo. Acompanhou dez Copas do Mundo. Debatedor do Sala de Redação, se demonstra feliz quando é chamado de gremista pelos colorados e de colorado pelos gremistas. “Quando me chamam de colorado, eu pergunto: tu é gremista? E a pessoa confirma”. É sempre o outro lado que o acusa de torcer pelo adversário.
Lauro começou na Rádio Gaúcha aos 19 anos, em 1959, na época no plantão do esporte. Voltou à rádio em 1985, para apresentar o Programa Lauro Quadros, de variedades, entrevistas de comportamento, serviço e informação. A atração, com o nome do comunicador, ficou no ar até 1999, quando veio a proposta: “Armindo Antônio Ranzolin me sugeriu a troca. Estamos pensando em mudar o perfil programa, o que tu achas? Perguntou ele. Eu respondi na “lata”. Um programa de debates, com contraditório forte. E o nome, uma proparoxítona: Polêmica”.
Lauro Quadros é o comunicador há mais tempo em um mesmo horário, na história da Rádio Gaúcha. Foram 14 anos no Programa Lauro Quadros e 15 no Polêmica. Além de passagens pela Rádio Guaíba, Folha da Manhã, TV Difusora, entre outros veículos, no Grupo RBS ele também escreveu para o jornal Zero Hora e foi apresentador na RBS TV e TVCOM.
Sobre a aposentadoria, um pedido da família, após tantos anos de trabalho. “Meus filhos me diziam: Pai, 75 já. Daqui a pouco está com 80, 85 anos. Vamos gozar a vida”.
Veja os bastidores:
Nova programação
A partir do dia 17 de novembro estreia o programa Timeline Gaúcha, que irá ao ar das 10h às 11h, de segunda-feira à sexta-feira. Sob o comando dos jornalistas Luciano Potter e Kelly Matos em Porto Alegre e David Coimbra direto de Boston, nos Estados Unidos, a atração promete um espaço de interação com os ouvintes.
“No programa vamos conversar, opinar e informar. A manhã da Gaúcha seguirá com muita informação da reportagem, mas de forma mais descontraída", afirma Potter.
Outra alteração na grade de horário é a ampliação do Gaúcha Atualidade, apresentado por Daniel Scola, Rosane de Oliveira e Carolina Bahia. O programa ganha meia hora a mais de duração, das 8h10 até as 10h.