Com pouco mais de 21% do total de votos válidos, a candidata Marina Silva (PSB) ficou em terceiro lugar e não foi para o segundo turno na disputa à Presidência. Ao reconhecer a derrota, ela enfatizou o apoio da coligação, da família, militância e do povo brasileiro com a seguinte frase: "Parte do Brasil votou em uma mudança qualificada".
De selfie na urna ao voto dos candidatos: veja fotos da eleição
A candidata se referiu ás propostas do PSB no que chamou de "mudança para renovar", aprofundar a democracia e qualificar a política. Em entrevista coletiva em São Paulo, Marina criticou os ataques que sofreu e ressaltou que não se ganha a qualquer custo. Ela destacou que fez de tudo para honrar Eduardo Campos, morto em acidente aéreo, e que segue com o compromisso de jamais desistir do País.
"Me propus a servir ao povo brasileiro com o que tenho de melhor, construir sonhos e um País mais justo e sustentável", enfatizou Marina.
Frustração
Antes mesmo do pronunciamento da candidata na noite deste domingo, na zona oeste de São Paulo, já se podia ver o clima de frustração e apreensão entre os militantes em um clube da região. Primeiro foi com a pesquisa de boca de urna, divulgada às 19h, e depois com o início da apuração. Mas esta mesma militância aplaudiu e gritou muito o nome de Marina, mesmo com a derrota.
Segundo turno
Sem falar em apoio, ainda, para o segundo turno, a candidata disse que primeiro vai discutir com os partidos da coligação. Mas já há informações de contatos com os tucanos de Aecio Neves. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a dizer quando votou hoje em São Paulo que espera o apoio dela ao candidato do PSDB. Nem Marina neme seu vice, Beto Albuquerque, falaram dos próprios futuros políticos.
Beto, inclusive, afirmou que o foco agora é eleger José Ivo Sartori (PMDB) governador do Rio Grande do Sul.
Do Acre para São Paulo
A candidata Marina Silva voltou para São Paulo no final da tarde deste domingo (5) para acompanhar apuração dos votos. Ela votou pela manhã no estado do Acre e cancelou agenda que tinha em Brasília, indo direto para a capital paulista. O último dia de campanha dela foi, inclusive, em São Paulo, na zona leste e que tem grande concentração de pessoas. No sábado mesmo, ela foi para Rio Branco, voltando neste domingo.