Quem ainda não sabe em quem vai votar na eleição deste ano, tem menos de um mês para decidir. Para ajudar na escolha, ferramentas digitais foram criadas e têm feito sucesso na rede. O aplicativo para smartphone Voto ou Veto é uma delas.
Criado pelo carioca Walter Nogueira, 24 anos, o app ajuda os eleitores a conhecer os planos dos candidatos. Quando o usuário baixa o aplicativo, ele recebe diferentes propostas. Se concorda, informa que vota; se discorda, informa que veta. Somente depois de escolher entre uma das duas opções é que o usuário fica sabendo de quem é a proposta.
A ferramenta foi desenvolvida durante uma aula do curso de Engenharia da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e já tem cerca de 60 mil downloads e seis milhões de votos ou vetos. As propostas foram retiradas dos planos de governo cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
"É um instrumento que você consegue usar na fila do banco, no metrô... Você não precisa de muito tempo para usar. Em 10 minutos você consegue avaliar dezenas de propostas. Isso dá uma margem para conhecer o plano de governo de diversos candidatos, não só daqueles que aparecem mais na televisão".
Outra iniciativa interessante é um boletim eletrônico com informações dos postulantes a cargos públicos neste anos. O internauta acessa o site newsletterincancelavel.com.br, se cadastra, informa os candidatos em quem pretende votar e passa a receber e-mails com as informações mais relevantes sobre eles.
Após a eleição, o usuário cadastrado receberá a Newsletter Incancelável por quatro anos, com notícias sobre os seus candidatos eleitos. A ferramenta foi criada pela Newsmonitor em parceria com a agência digital LiveAD.
Ouça a reportagem na íntegra