O desrespeito às vagas de estacionamento para deficientes, idosos e gestantes é um problema comum em muitas cidades. Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aplicou 392 multas por irregularidades somente este ano.
O Turismólogo Rotechild Prestes, 49 anos, conta que enfrenta muitas dificuldades ao chegar no centro de Porto Alegre. Segundo ele, muitas vezes, precisa estacionar longe do local. "As pessoas dizem que ficarão pouco, mas acabam atrapalhando quem tem a necessidades e precisa do local", conta.
Para evitar que a infração continue sendo praticada e diminuir as ocorrências, Porto Alegre e Caxias do Sul estão realizando uma ação para conscientizar os motoristas. Para marcar o final da Semana Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, a prefeitura da Capital faz nesta quinta-feira (28) a Blitz da Acessibilidade no Centro Histórico.
Segundo a Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, a ação tem o objetivo de sensibilizar a população e chamar a atenção para a não utilização das vagas de estacionamentos destinadas para Pessoas com Deficiência, causando dificuldades na acessibilidade.
Em Caxias do Sul foram aplicadas 346 multas em 2014 por estacionamento em local indevido, 216 em vagas para idosos e 180 multas para motoristas que estacionaram em vaga destina a deficientes. A cidade tem 130 vagas para idosos 68 a deficientes.
Para marcar a Semana da Pessoa com Deficiência de Caxias do Sul, a prefeitura do município,realizou na quarta-feira (26) a Multa Moral. A Fiscalização Municipal de Trânsito aplicou seis multas a motoristas estacionados indevidamente em vagas reservadas a portadores de deficiências e idosos na área central da cidade.
O Diretor-Geral da Secretaria de Trânsito e Mobilidade, Carlos Roberto Noll, afirma que as pessoas precisam se conscientizar. " Aplicamos a multa moral para que as pessoas se conscientizem ", conta.
A lei federal prevê que 2% das vagas sejam destinadas a portadores de deficiência e 5% aos idosos.