Apesar do ILS CAT II já estar operando, o Aeroporto Salgado Filho ficou três horas fechado para pousos e decolagens entre 7h10 e 10h12 deste sábado (21). A responsável pela suspensão das operações foi, mais uma vez, a neblina.
Por volta das 10h30, havia o registro de 32 partidas programadas, com três atrasos superiores a meia hora e dois cancelamentos. Entre as chegadas, das 27, três foram canceladas e não havia a contagem de atrasos.
“Embarquei às 5h30 da manhã e estou até agora (10h15) dentro do avião. Tenho escala em Campinas para São José do Rio Preto. Ainda bem que tenho várias opções”, conta a arquiteta Marisa D’Agostin.
ILS Categoria II
O ILS CAT II, aparelho que deve reduzir o tempo de fechamento do Aeroporto Salgado Filho em dias de neblina, passou a funcionar pouco depois das 21h desta sexta-feira (20). Ele reduz pela metade a visibilidade mínima necessária para a realização de pousos no terminal. Ainda assim, o tempo de suspensão das operações devido à cerração deve ficar entre 30 e 40% menor.
“A população tem que saber que não vai resolver todo o problema de fechamento devido à neblina. Mas teremos uma melhora relativa”, afirma o instrutor de simuladores de voo da PUC-RS, Claudio Roberto Scherer
Aprovação
A Agência Nacional de Aviação Civil aprovou, na tarde passada, o início das operações do novo sistema. No entanto, para o equipamento funcionar, a Aeronáutica precisava ser comunicada oficialmente, o que foi feito somente à noite.
O ILS II permitirá pousos com 30 metros de visibilidade vertical e 400 metros na horizontal. As obras de instalação do novo sistema começaram em setembro de 2011 e foram concluídas em dezembro do ano passado.