Mais uma ciclista morreu atropelada por ônibus nesta quinta-feira (20), em Porto Alegre. O acidente aconteceu por volta das 17h na Rua Martim Félix Berta com a Seis de Novembro, na zona norte da Capital.
A jovem, de 19 anos, foi identificada como Daise Duarte Lopes. Ela foi atropelada por um coletivo da Unibus, da linha Passo Dorneles. Segundo testemunhas que estavam no local, a menina atravessava a rua, em frente a um supermercado, quando foi atropelada.
O ônibus ainda teria tentado desviar, mas a parte traseira bateu na bicicleta. Com o impacto, Daise se desequilibrou e caiu. Ela foi atropelada pelas rodas de trás do veículo. A mãe da jovem passou mal e precisou ser levada para atendimento.
O trânsito já foi liberado no local.
Segunda morte nesta quinta
Na manhã de hoje, uma ciclista de 21 anos morreu atropelada por um ônibus da linha Belém Velho. O acidente ocorreu enquanto ela tentava atravessar o corredor de ônibus da Avenida Erico Veríssimo, próximo ao Ginásio Tesourinha, em cima da faixa de pedestres.
Um levantamento da Rádio Gaúcha, levando em conta dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mostra que entre 2012 e 2013 houve aumento de 80% no número de mortes de ciclistas. Desde 2008 45 pessoas morreram em Porto Alegre em acidentes envolvendo bicicletas. Desse total, 36 aconteceram nas zonas norte e sul, justamente as que contam com o menor número de vias seguras para os ciclistas, como as ciclovias. Os horários onde ocorre o maior número de mortes são os começos e finais de tarde.