A prefeitura de Porto Alegre vai lançar na próxima semana o edital de licitação para a implantação de equipamentos de GPS em toda a frota de táxi da Capital. O anúncio foi feito após a confirmação da sanção da Lei Geral dos Táxis, que vai ocorrer nesta sexta-feira (21).
Depois da sanção, as mudanças na cobrança das corridas poderão entrar em vigor. A justificativa principal é garantir o custeio do sistema de rastreamento pelos taxistas. Segundo a EPTC, a bandeira dois entre 20h e 22h, aos sábados entre 15h e a 24h e na terça-feira de Carnaval servirá também para aumentar a oferta de táxis nas ruas da Capital.
A expectativa da prefeitura é assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação até o final de abril. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, além do rastreamento dos táxis, a frota da Capital também deve contar com 85 novos veículos capazes de atender pessoas com deficiência. "Do rastreamento será imediato, na próxima semana já devemos estar lançando o edital. A seleção de novos permissionários está em construção, vai ficar pra depois do sistema ônibus, que é muito complexo. Acreditamos que até junho deveremos estar publicando o edital", explicou.
Atualmente, Porto Alegre tem uma frota de 3.922 táxis.