O presidente da China, Xi Jinping, parabenizou o candidato republicano Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e afirmou que os dois países "devem se dar bem na nova era", segundo relatou a mídia estatal nesta quinta-feira (7).
Em uma "mensagem de felicitação", Xi declarou que Washington e Pequim "devem reforçar o diálogo e a comunicação, gerenciar adequadamente as diferenças, expandir a cooperação mutuamente benéfica e encontrar a forma correta para que China e Estados Unidos se deem bem na nova era", informou a emissora oficial CCTV.
O líder comunista também argumentou que "a história demonstrou que China e Estados Unidos se beneficiam com a cooperação e sofrem com a confrontação", conforme explicado pela mídia oficial.
"Uma relação estável, saudável e sustentável entre China e Estados Unidos é de interesse comum para ambos os países e está alinhada com as expectativas da comunidade internacional", acrescentou Xi.
Em sua primeira mensagem a Trump desde a vitória eleitoral do ex-presidente na terça-feira, o líder chinês expressou confiança de que "ambas as partes mantenham os princípios de respeito mútuo, convivência pacífica e cooperação mutuamente benéfica".
* AFP