A Rússia lançou um míssil balístico "experimental" de médio alcance contra a Ucrânia, e não um míssil intercontinental, disse um alto funcionário dos EUA em declaração à AFP nesta quinta-feira (21).
"A Rússia pode estar tentando usar esta capacidade para tentar intimidar a Ucrânia e os seus aliados... mas não será um ponto de virada neste conflito", disse o responsável.
Nesta quinta-feira, a Ucrânia acusou a Rússia de ter disparado um míssil intercontinental contra o seu território, um projétil capaz de transportar ogivas nucleares, mas que neste ataque transportava apenas cargas convencionais.
"A Ucrânia resistiu a inúmeros ataques russos, incluindo mísseis mais poderosos do que esse", afirmou o responsável americano, lembrando que os Estados Unidos informaram recentemente à Ucrânia sobre a possibilidade de a Rússia utilizar tais armas.
"Os Estados Unidos continuarão fornecendo assistência de segurança à Ucrânia para fortalecer as suas capacidades, incluindo a defesa aérea, para que esteja na melhor posição no campo de batalha", acrescentou.
* AFP