O Partido Republicano será maioria no Senado dos Estados Unidos pela primeira vez desde 2020. Dos cem assentos da Casa, 34 estavam em disputa nas eleições desta terça-feira (5).
Os republicanos conquistaram 51 assentos, contra 42 dos democratas.
O partido de Donald Trump, eleito 47º presidente dos Estados Unidos, conquistou duas cadeiras que anteriormente eram de senadores democratas: em Virgínia Ocidental e Ohio.
Conforme o g1, na atualização das 7h40min, as urnas ainda indicavam sete cadeiras em disputa. Os democratas lideram no Arizona, no Maine e Winsconsin, enquanto os republicanos estão à frente em Nevada, Montana, Pensilvânia e Michigan.
O mandato dos senadores dura seis anos, com eleições a cada dois anos para renovar um terço das cadeiras. Antes da disputa desta terça-feira, os democratas detinham 51 representantes.
Câmara
Os republicanos também lideram a corrida pela Câmara. Até o momento, foram eleitos 197 deputados do partido, enquanto o Partido Democrata conquistou 179 cadeiras — outras 59 seguem em disputa.
A Câmara dos Estados Unidos conta com 435 assentos. O partido que conquistar 218 eleitos garante o controle da Casa.
O mandato dos deputados dura dois anos e todas as vagas são renovadas durante as eleições, diferentemente do Senado. As informações são do g1.