O governo da Nicarágua concedeu uma nova licença a uma empresa chinesa para a exploração de minerais metálicos e não metálicos por 25 anos, de acordo com uma resolução publicada nesta segunda-feira (11) no diário oficial.
A mineradora chinesa Xinjiang Xinxin Mining Industry Company Limited operará por meio de sua filial no país centro-americano, a Nicaragua Xinxin Linze Minera Group, cujo representante é o cidadão chinês Edward Xiang Liu.
"O governo concede à empresa Nicaragua Xinxin Linze Group uma concessão para a exploração de minerais metálicos e não metálicos na área denominada Río Santo", afirmou o documento oficial, sem especificar quais tipos de minérios serão extraídos.
A área concedida tem 1.490 hectares e está localizada entre os municípios de La Libertad e Santo Domingo, no centro do país, a cerca de 150 km a leste de Manágua.
Com essa concessão, a mineradora chinesa Xinjiang Xinxin Mining acumula cinco licenças de exploração na Nicarágua, totalizando mais de 43.000 hectares de terrenos concessionaos.
A última concessão havia sido concedida em setembro passado.
A empresa chinesa pagará 3% em royalties sobre os minerais extraídos e deverá iniciar as operações nos próximos quatro anos.
Além dessa empresa, outras duas mineradoras chinesas receberam concessões na Nicarágua: Zhong Fu Development e Thomas Metal.
A Nicarágua e a China firmaram, em janeiro, um Tratado de Livre Comércio.
Em 2021, o presidente Daniel Ortega estabeleceu relações com a China após romper com Taiwan, considerado por Pequim como um território próprio e cujo controle busca retomar, inclusive pela força, se necessário.
* AFP