O nome dos ganhadores da 123ª edição do Prêmio Nobel começaram a ser divulgado nesta segunda-feira (7). A premiação tem como objetivo reconhecer os feitos mais importantes nas áreas de Fisiologia ou Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia.
O primeiro a ser anunciado foi o de Medicina, que premiou os cientistas norte-americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun, por suas pesquisas que revelaram o papel dos microRNAs na regulação dos genes
Até o dia 14 de outubro, outros vencedores das demais categorias devem ser anunciados. A cerimônia de entrega dos prêmios, porém, será apenas no dia 10 de dezembro. Informações do jornal Folha de S.Paulo.
Premiação
Além de uma medalha de ouro reciclado de 18 quilates, pesando 175 g (185 g, a de Economia), e um diploma, o premiado recebe 11 milhões de coroas suecas, valor equivalente a R$ 5,83 milhões. O montante é por cada prêmio, assim, no caso de duas ou três pessoas dividirem a láurea, elas também dividem o dinheiro. O limite é de três premiados em cada categoria.
Origem do prêmio Nobel
Inventor da nitroglicerina, da dinamite e de um detonador que tornou mais seguro o uso desses explosivos, o químico sueco Alfred Nobel fez fortuna no século 19 levando suas criações mundo afora para serem usadas em mineração e construções.
Porém, em 1888 após ver uma manchete de jornal onde se referia a ele como “o mercador da morte”, fez com que Nobel quisesse mudar a forma como seria visto no futuro.
Assim, em seu testamento, destinou 94% da sua fortuna para premiar, anualmente, "a quem tiver feito a descoberta mais importante" nos campos da física, química, medicina, literatura e para promover a paz. E assim foi criado o prêmio Nobel.
Desde 1901, ano de sua morte, a cerimônia de entrega das premiações acontece em 10 de dezembro, data do aniversário de morte de Alfred Nobel.
Inspirado na iniciativa de Nobel, o banco central da Suécia criou, em 1968, o Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas, que passou a ser chamado de Nobel de Economia, somando-se às outras premiações.
Agenda
Nobel de Física (8),
Nobel de Química (9)
Nobel de Literatura (10)
Nobel da Paz (11)
Nobel de Economia (14)