Segundo comunicado de Israel, os ataques aéreos ao Irã, que começaram na noite de sexta-feira (25), foram concluídos na madrugada deste sábado (26). A imprensa iraniana noticia que a resposta deve acontecer de maneira "proporcional", conforme o portal g1.
Veículos de comunicação iranianos informaram na manhã deste sábado (26) que várias explosões foram ouvidas na capital Teerã, coincidindo com um anúncio de Israel de "ataques de precisão" contra alvos militares iranianos.
— Ouviu-se um barulho de fortes explosões procedente dos arredores de Teerã. Sua origem ainda não está clara — disse um apresentador da TV estatal iraniana.
Um jornalista da AFP também ouviu explosões. Segundo a agência de notícias oficial Irna, as primeiras detonações ocorreram por volta das 2h15min locais, principalmente no oeste da capital iraniana.
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) declararam que os ataques aéreos foram "precisos e focados" em alvos militares espalhados por diferentes regiões do país. Conforme o comunicado, foram três ondas de ataques ao território iraniano.
"Nossos aviões retornaram com segurança para casa. O ataque foi realizado em resposta aos ataques do regime iraniano contra o Estado de Israel e seus cidadãos nos últimos meses. A missão de retaliação foi concluída com sucesso", informou a IDF, em comunicado.
Segundo o IDF, aeronaves da força aérea atingiram instalações de fábricas de mísseis utilizados pelo Irã contra o Israel ao longo do último ano, incluindo no ataque do último dia 1º — evento pelo qual era esperada uma resposta israelense.
Paralelamente a essas explosões, a agência de notícias oficial da Síria informou que a defesa aérea do país havia interceptado "alvos hostis" nos arredores de Damasco, onde detonações também foram ouvidas.