O relatório do Índice Global da Paz (GPI, na sigla em inglês), produzido pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), reúne dados e análises que indicam o nível de segurança e proteção social de cada país, a extensão de conflitos internos e internacionais em curso e o grau de militarização em cada região.
Atualmente, há 56 conflitos ocorrendo em todo o mundo, o maior número desde a Segunda Guerra Mundial, de acordo com o relatório. Em 2024, 92 países estão envolvidos em confrontos fora de seus limites territoriais, sendo esse o maior número desde o início da produção do relatório em 2008. Além disso, há mais países se tornando mais militarizados. São 108, indica o levantamento.
Em razão dos conflitos, 110 milhões de pessoas estão refugiadas ou precisaram se deslocar internamente em seus países. O relatório também aponta que 16 países estão abrigando mais de meio milhão de refugiados.
A violência também possui um impacto econômico. Em 2023, a exposição a confrontos demandou US$ 19,1 trilhões, cerca de 13,5% do PIB global. No ano passado também foram registradas 162 mil mortes relacionadas a conflitos, o maior número em 30 anos. As regiões da Ucrânia e de Gaza concentram a maioria das mortes, correspondendo a quase três quartos desse número. Neste ano, 47 mil mortes foram registradas nesse contexto.
Posição do Brasil no Índice Global da Paz
De acordo com o relatório, em 2024 o Brasil ocupa a posição 131, dos 163 países que compõem o ranking. O índice considera 23 indicadores quantitativos e qualitativos, como a percepção da criminalidade na sociedade, quantidade de agentes de segurança, homicídios, população encarcerada, acessoa a armas, conflito organizado interno, instabilidade política e outros. Os indicadores são classificados de 1 a 5 e quanto menor o número, mais pacífico é o país.
No Brasil, os indicadores mais altos são os de homicídios, população encarcerada, crimes violentos, acesso a armas, manifestações violentas, mortes por conflito interno e conflitos internos travados.
Os cinco países menos pacíficos do mundo
Conforme o índice, pelo quinto ano consecutivo, o Afeganistão é o país menos pacífico do mundo. As outras quatro nações que compõem o ranking dos cinco mais violentos são Iêmen, Síria, Rússia e Sudão do Sul.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia colocou os dois países no topo da lista dos que mais tiveram piora no índice de paz.
Os cinco países mais pacíficos do mundo
Já entre os países com maior índice de paz, a Islândia ocupa o topo da lista. As primeiras posições da lista são seguidas pela Nova Zelândia, Irlanda, Dinamarca e Áustria.