Cerca de 30 turistas sofreram fraturas e outros ferimentos quando o ônibus em que viajavam saiu da estrada ao retornar da cidadela inca de Machu Picchu, no Peru, segundo informou a polícia nesta segunda-feira (16).
O acidente ocorreu quando o motorista perdeu o controle do veículo ao descer a estrada sinuosa que liga o sítio arqueológico ao povoado vizinho de Águas Calientes, caindo por cerca de 15 metros em uma encosta.
— Temos 30 turistas feridos, e todos já foram transferidos para Cusco, capital do departamento — informou um oficial da polícia à agência de notícias AFP.
Os feridos foram socorridos pela polícia e por moradores, que os levaram primeiramente para o centro de saúde local.
O mais afetado foi um grupo de 20 turistas, entre eles mexicanos, italianos, chilenos e guatemaltecos, que tiveram fraturas múltiplas. Os demais sofreram contusões em diversas partes do corpo, entre eles dois japoneses e um chinês.
A empresa de transporte Conssetur informou que o ônibus se acidentou quando retornava de Machu Picchu, e que a polícia investigava a causa do acidente.
A cidadela inca recebe, em média, 4,5 mil visitantes por dia. Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1983, Machu Picchu fica a 130 quilômetros de Cusco e a 2.438 metros de altura. Foi construída no século XV por ordem do imperador inca Pachacútec (1438-1470).