O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, visitará a Ucrânia na sexta-feira (23), anunciaram os dois países nesta segunda-feira (19), após um encontro no início de julho com o presidente russo Vladimir Putin.
Índia e Rússia mantêm vínculos amistosos há vária décadas.
"No dia 23 de agosto [...] o primeiro-ministro Narendra Modi fará uma visita oficial à Ucrânia", anunciou a presidência ucraniana em um comunicado de Kiev, que confirma uma reunião com o chefe de Estado, Volodimir Zelensky.
Os dois "discutirão a cooperação bilateral e multilateral" e devem assinar uma série de documentos, acrescenta a nota.
Esta será a primeira visita de Estado de Modi à Ucrânia.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia informou que Modi também visitará a Polônia, um importante aliado da Ucrânia.
Ele deve se reunir na quinta-feira com o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, confirmaram fontes oficiais em Varsóvia.
Narendra Modi alcançou um equilíbrio delicado entre manter as relações historicamente sólidas de seu país com Moscou e a busca por parcerias de segurança mais estreitas com os países ocidentais, como um escudo contra a rival regional China.
Índia e Rússia mantêm laços estreitos desde a Guerra Fria. Moscou é um dos principais fornecedores de armas para Nova Délhi.
O governo Modi evitou condenar explicitamente a invasão russa da Ucrânia desde o início do conflito há mais de dois anos.
* AFP