A líder de extrema direita Marine Le Pen afirmou neste domingo (7) que a vitória do Reagrupamento Nacional (RN) foi "apenas foi adiada", após o segundo turno das eleições legislativas na França, nas quais seu partido ficou em terceiro lugar, segundo as projeções.
— A maré está subindo. Desta vez não subiu o suficiente, mas continua subindo e, consequentemente, nossa vitória apenas foi adiada — declarou Le Pen à emissora de televisão TF1, comemorando o fato do partido ter dobrado seu número de deputados.
Segundo as primeiras projeções, a coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP) obteria entre 172 e 215 dos 577 assentos na Assembleia Nacional, equivalente francês à Câmara dos Deputados, seguida pela aliança governista de centro-direita com 150 a 180.
O RN e seus aliados conseguiriam entre 115 e 155 assentos, apesar de as projeções da semana passada lhes darem uma maioria absoluta e as de dois dias atrás, uma vitória simples.
Confira os resultados da boca de urna, de acordo com a pesquisa Ipsos-Talan:
- Nova Frente Popular (esquerda): entre 172 e 192 assentos
- Juntos (governista, de centro): entre 150 e 170 assentos
- Reunião Nacional (extrema direita): entre 132 e 152 assentos
A Assembleia Nacional da França possui 577 assentos; são necessários 289 cadeiras para a formação de uma maioria capaz de definir o primeiro-ministro.
Os franceses votaram em peso, com a maior participação registrada durante um segundo turno em mais de 40 anos: 67%. A votação foi ligeiramente maior do que no primeiro turno. Logo após o anúncio dos resultados da boca de urna, o primeiro ministro, Gabriel Attal, renunciou ao cargo. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados.
*AFP