A vice-presidente dos Estados Unidos e possível candidata do Partido Democrata à Casa Branca, Kamala Harris, defendeu que "a vontade do povo venezuelano deve ser respeitada". A declaração foi dada pouco depois do fechamento das urnas da eleição presidencial que ocorre na Venezuela neste domingo (28).
"Os Estados Unidos estão com o povo da Venezuela que expressou sua voz na histórica eleição presidencial de hoje. A vontade do povo venezuelano deve ser respeitada. Apesar dos muitos desafios, continuaremos a trabalhar em direção a um futuro mais democrático, próspero e seguro para o povo da Venezuela", escreveu Kamala Harris no X (antigo Twitter).
Venezuelanos foram às urnas em uma eleição presidencial tensa e crucial, que irá determinar o rompimento ou a continuidade do chavismo, no poder há 25 anos.
O presidente atual Nicolás Maduro enfrenta como principal adversário Edmundo González Urrutia, que representa a popular líder da oposição María Corina Machado, impedida de concorrer devido a uma inabilitação política após vencer as primárias com mais de 90% dos votos no ano passado.