Uma série de tremores atingiu Taiwan entre segunda e terça-feira (22 e 23), sendo o mais forte deles de magnitude 6,3, com epicentro em Hualien, no leste da ilha, de acordo com a Agência Central de Meteorologia taiwanesa.
Foi precisamente em Hualien que ocorreu o epicentro do terremoto de magnitude 7,4 que atingiu Taiwan em 3 de abril, deixando pelo menos 17 mortos e mais de 1,1 mil feridos.
O primeiro tremor desta segunda-feira, de magnitude 5,5, ocorreu às 17h8min (6h8min no horário de Brasília), segundo a agência, e pôde ser sentido na capital, Taipé.
Ele foi seguido por uma série de réplicas e os movimentos mais fortes ocorreram por volta das 2h30min de terça (15h30min de segunda no horário de Brasília).
— Estava lavando as mãos e de repente senti o que me pareceu uma tontura. Entrei no meu quarto e percebi que o prédio estava balançando e ouvi a mesa ranger — contou Olivier Bonifacio, um turista que estava hospedado no distrito de Da'an, em Taipei.
Segundo a Agência Central de Meteorologia, o tremor teve magnitude 6,0 e foi seguido seis minutos depois por outro de 6,3. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que os sismos registraram magnitudes 6,1 e 6, respectivamente.
Os terremotos são comuns em Taiwan, pois a ilha está localizada perto da junção de duas placas tectônicas.
Após o terremoto de 3 de abril, centenas de réplicas foram registradas. Esse tremor foi o mais forte em Taiwan desde o terremoto de magnitude 7,6 que atingiu a ilha em setembro de 1999 e deixou 2,4 mil mortos.