Ao menos 29 pessoas morreram nesta terça-feira (2) em um incêndio no porão de um prédio residencial na cidade de Istambul, na Turquia, onde funcionava uma boate, que estava em obra.
O incêndio começou por volta do meio-dia (horário local), segundo o governador Davut Gül, se espalhou rapidamente e cercou os moradores de todos os 16 andares do prédio entre as chamas e uma espessa fumaça preta.
Os serviços de emergência foram mobilizados e cerca de 20 ambulâncias e caminhões de bombeiros permaneciam estacionados na rua, bloqueando o trânsito e os pedestres.
Davut Gül, visitou o local no final do dia e anunciou que o incêndio foi contido.
Segundo o último balanço, além dos mortos há um ferido que permanece internado em estado grave.
"Foi aberta uma investigação após o incêndio ocorrido em Gayrettepe, no bairro de Besiktas, em Istambul", anunciou o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, na rede social X (antigo Twitter).
Segundo as primeiras informações do governador, o incêndio aconteceu em meio às obras da boate localizada no subsolo do prédio.
Os trabalhadores que se encontravam no local morreram, disse o responsável, e anunciou que "foram emitidos cinco mandados de prisão", incluindo contra o chefe e o gerente da boate. "Três dos suspeitos foram presos e outros dois são alvo de operações de busca e prisão", acrescentou.
"Bem conservada e reformada"
O "Club Masquerade", estabelecimento próximo ao bairro Gayrettepe, no distrito central de Besiktas, possui vários palcos e recebe regularmente shows ao vivo. Recebeu sua licença em 1987 e foi renovada em 2018, disse o governador Davut Gül. Segundo ele, "a boate estava bem conservada e foi reformada".
O prefeito eleito de Istambul, Ekrem Imamoglu, que visitou o local, confirmou que "o incêndio foi contido" e apresentou suas "condolências".