Os organizadores de uma campanha de financiamento coletivo na Eslováquia planejam arrecadar um milhão de euros (R$ 5,5 milhões de reais na cotação atual) para comprar munições para a Ucrânia, desafiando a recusa de seu governo em enviar ajuda militar a Kiev.
Milhares de pessoas conseguiram arrecadar 575.000 euros (R$ 3,2 milhões) desde segunda-feira, quando a iniciativa foi lançada pelo grupo "Paz para a Ucrânia".
Desde que assumiu o poder no ano passado, o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, encerrou a ajuda militar à Ucrânia e defende os diálogos de paz com a Rússia.
"Nós, o povo da Eslováquia, queremos e podemos ajudar" a Ucrânia, disse Zuzana Izsakova, representante da iniciativa, nesta quarta-feira (17).
"Queremos mostrar que não são apenas o governo e Robert Fico que decidem esta questão", acrescentou.
A organização prevê destinar a quantia arrecadada a um projeto liderado pela República Tcheca para a compra de munições para Kiev.
O premiê tcheco indicou na terça-feira que 20 países já se comprometeram a financiar a compra de 500 mil munições fora da Europa. O governo eslovaco não aderiu ao projeto.
* AFP