Em sua despedida do Brasil, o presidente da França Emmanuel Macron usou as redes sociais para responder aos memes que brincavam com as fotos que registraram eles em momentos amigáveis ao lado do mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. Nas redes sociais, as fotos foram comparadas a um ensaio de casamento.
"Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento ! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França ! Obrigado, @LulaOficial e @JanjaLula, obrigado a todos os brasileiros que conheci, pelo acolhimento.", afirmou o mandatário francês, que elencou alguns atos públicos ocorridos durante a visita, como o lançamento do submarino Tonelero e a visita a Belém do Pará.
Em reunião bilateral nesta quinta-feira, Macron citou os ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos três poderes em Brasília e elogiou a força da democracia brasileira. Na avaliação de Macron, o governo brasileiro conseguiu "resistir" às forças extremas.
— A maneira como o Brasil conseguiu reconstituir os equilíbrios da democracia e levar a cabo esse combate internacional significa muitíssimo para nós. Ninguém está a salvo de forças muito extremas que vêm estremecer a democracia, e a força da democracia do Brasil foi de resistir a isso. Me sinto imensamente honrado de estar aqui ao seu lado — disse, em declaração à imprensa após reunião bilateral com Lula nesta quinta-feira (28).
Macron, foi presenteado com um espumante gaúcho pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, após almoço nesta quinta-feira (28), em Brasília. Junto com uma caixa com cinco queijos premiados do Brasil, Lula entregou para Macron um espumante 130 Brut Blanc De Blanc, produzido pela Casa Valduga de Bento Gonçalves.