As forças iraquianas mataram "dez terroristas nas últimas 24 horas" durante uma operação contra combatentes do grupo Estado Islâmico (EI) em zonas desérticas do Iraque, anunciou o Exército neste domingo (10).
Quatro pessoas morreram neste domingo e seis no sábado na região de Wadi al Tharthar, que se estende pelas províncias de Salahedin (ao norte de Bagdá) e de Ambar (a oeste da capital), segundo um meio de comunicação estatal.
A operação foi "uma medida preventiva" para impedir atentados que o grupo planejava realizar durante o mês sagrado do ramadã, que começa neste domingo ou na segunda-feira (11), de acordo com o calendário lunar, indicou à AFP uma fonte de segurança.
Após uma ascensão ao poder meteórica e a conquista de vários territórios no Iraque e na vizinha Síria, o EI viu como seu "califado", autoproclamado em 2014, desmoronou pelas sucessivas ofensivas nestes dois países.
O Iraque, com o apoio de uma coalizão internacional antijihadista, declarou a "vitória" sobre o EI no final de 2017, mas o grupo segue atacando esporadicamente o Exército e a polícia, especialmente em regiões remotas.
* AFP