Ao menos 143 pessoas morreram no oeste do Nepal devido a um terremoto de magnitude 5,6 que aconteceu na sexta-feira (3) à noite, disseram as autoridades locais neste sábado(4).
O tremor sacudiu dois distritos remotos no oeste do país e, de acordo com o serviço de geologia dos Estados Unidos, teve uma profundidade de apenas 18 quilômetros. As casas de barro desabaram ou ficaram gravemente danificadas, e os sobreviventes se abrigaram do lado de fora, onde se podia ouvir as sirenes de veículos de emergência.
A vibração foi sentida na capital da Índia, Nova Délhi, que fica a quase 500 quilômetros do epicentro.
O chefe de polícia do distrito de Rukum West, Namraj Bhattarai, disse à AFP que pelo menos 36 pessoas morreram e 85 ficaram feridas em sua jurisdição.
— Estamos trabalhando nas operações de resgate — acrescentou.
O responsável pelo distrito vizinho de Jajarkot, Suresh Sunar, disse à AFP que naquela área "26 pessoas morreram e muitas estão feridas".
— O número de vítimas pode aumentar — alertou.
Mobilização das forças de segurança
Nepal está localizado em uma importante falha geológica, onde a placa tectônica indiana empurra para cima a placa euroasiática, formando o Himalaia, e onde os terremotos são comuns. O governo mobilizou as forças de segurança para ajudar nos esforços de resgate.
— Temos informações de que houve danos humanos e materiais em dois distritos devido ao terremoto, e as forças de segurança foram mobilizadas para o trabalho de resgate — disse Nararyan Prasad Bhattarai, porta-voz do Ministério do Interior, observando que os números ainda não estavam confirmados.
O primeiro-ministro nepalês, Pushpa Kamal, expressou "profundo pesar pelo dano humano e material causado pelo terremoto".
Quase 9 mil pessoas morreram no Nepal em 2015, quando um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o país e destruiu mais de meio milhão de residências. A vibração destruiu ou danificou quase 8 mil escolas, deixando quase um milhão de crianças sem aulas.
Também destruiu centenas de monumentos e palácios reais, incluindo locais no vale de Katmandu que faziam parte do Patrimônio Mundial da Unesco, representando um golpe significativo para o turismo. As perdas econômicas do desastre foram estimadas em US$ 7 bilhões (R$ 34 bilhões).
Em novembro de 2022, seis pessoas morreram devido a outro terremoto de magnitude 5,6 no distrito de Doti, perto de Jajarkot.
Usuários indianos nas redes sociais na época relataram ter sentido a vibração nas cidades do norte de Lucknow e Patna.