![CHRISTOPHER FURLONG / POOL CHRISTOPHER FURLONG / POOL](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/5/7/1/4/7/8/4_70b004c5641e5b2/4874175_87371362973728f.jpg?w=700)
Morreu nesta quarta-feira (29), aos cem anos, o diplomata norte-americano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Henry Kissinger. A causa da morte ainda não foi revelada. Kissinger morreu em sua casa, em Connecticut. As informações são do g1 e da CNN Brasil.
"O Dr. Henry Kissinger, um respeitado acadêmico e estadista americano, morreu hoje em sua residência em Connecticut", anunciou a empresa Kissinger Associates em um comunicado.
Ele ganhou destaque por sua atuação como secretário de Estado e conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos nos governos dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford.
Quem foi
Heinz Alfred Kissinger nasceu em 27 de maio de 1923, em Furth, na Alemanha. Ele se mudou para os Estados Unidos em 1938, com sua família. No país, ele trocou o nome para Henry e se tornou um cidadão norte-americano, sendo naturalizado em 1943. Kissinger serviu no Exército na Europa na Segunda Guerra Mundial.
Ele conseguiu uma bolsa de estudos na Universidade de Harvard, onde se formou na faculdade, realizou mestrado e doutorado. Logo após, tornou-se professor na instituição, integrando o corpo docente por 17 anos.
Diplomacia
Kissinger atuou como consultor para agências governamentais, servindo, inclusive, como intermediário para o Departamento de Estado no Vietnã em 1967. Ele utilizou sua influência e conexões com o presidente Lyndon Johnson para transmitir informações sobre as negociações de paz ao campo de Nixon.
Quando Nixon se tornou presidente em 1969, após prometer acabar com a Guerra do Vietnã, ele levou Kissinger para atuar como conselheiro de Segurança Nacional na Casa Branca. Logo após, Kissinger virou secretário de Estado, ambos os cargos entre 1973 e 1975.
Em razão da sua atuação nas polícias externas dos Estados Unidos, Kissinger se manteve no cargo durante o governo Gerald Ford e, em seguida, atuou como chefe da diplomacia até 1977.
Kissinger também contribuiu com os esforços que levaram à abertura diplomática da China e nas negociações sobre o controle das armas entre os Estados Unidos e a União Soviética. Além disso, colaborou com a firmação dos Acordos de Paz de Paris com o Vietnã do Norte.
Ao longo de sua trajetória, ele foi criticado por apoiar ditaduras anticomunistas, especialmente na América Latina.
Prêmio Nobel
Em 1973, Henry Kissinger e o vietnamita Le Duc Tho venceram o Prêmio Nobel da Paz. A cerimônia, no entanto, foi marcada por polêmicas.
A indicação ao prêmio veio após os dois negociarem conjuntamente um cessar-fogo no Vietnã, em 1973. O trabalho de Kissinger e Tho resultou na retirada das tropas americanas do país naquele ano.
As figuras de Kissinger e de Tho, entretanto, eram consideradas controversas, uma vez que os dois eram vistos como líderes do conflito. O diplomata norte-americano, por exemplo, era acusado de ordenar bombardeios para pressionar negociações.
Um editorial do jornal The New York Times classificou o episódio como "Prêmio Nobel da Guerra".
A polêmica fez com que Tho recusasse o prêmio, e Kissinger não quis viajar para a cerimônia com medo de protestos. Além disso, dois membros do comitê responsável pelas indicações ao prêmio acabaram renunciando.