Em um acordo com o governo do Canadá, o Google aceitou pagar 100 milhões de dólares canadenses (US$ 73,55 milhões, R$ 360 milhões) para um fundo de apoio a organizações de notícias do país por ano. A medida encerra uma disputa que levou a empresa a ameaçar retirar de seus serviços links para notícias. As informações são da Folha de S.Paulo.
A ministra do Patrimônio Canadense, Pascale St-Onge, disse que o acordo "beneficiaria o setor de notícias e permitiria que o Google continuasse desempenhando um papel importante ao fornecer aos canadenses acesso a conteúdo confiável de notícias".
O acordo coloca fim ao impasse de seis meses após a aprovação de uma lei de remuneração de notícias online criada com o objetivo de direcionar parte do dinheiro que o Google e a Meta, controladora do Facebook e do Instagram, ganham com publicidade online para organizações de notícias.
Em protesto contra a lei, a Meta suspendeu links para notícias no Canadá no início deste ano. O Google ameaçou tomar a mesma medida quando a lei passasse a vigorar, a menos que o governo amenizasse o impacto da lei.
O Google resistiu a aceitar a medida, temendo que ela estabelecesse um precedente para a aplicação em outros conteúdos. A empresa também contestou que a lei deixaria passivos financeiros indefinidos, a obrigando a negociar individualmente com cada empresa de mídia.
De acordo com a ministra do Patrimônio Canadense, no entanto, os pagamentos do Google devem ser feitos para um fundo coletivo, encerrando o impasse de negociação individual.
As bigh techs afirmam que não prejudicam as empresas de notícias e que fornecem grande tráfego para os sites. O Google diz que seus links geram 250 milhões de dólares canadenses (R$ 900 milhões) por ano para os publishers do país.
A Lei de Notícias Online do Canadá, por outro lado, busca o que chama de "maior justiça" ao pagamento por notícias online, após o mercado de publicidade online ser dominado pelo Google e pela Meta.
Autoridades canadenses estimaram no início deste ano que a lei exigiria que o Google pagasse 172 milhões de dólares canadenses às empresas de mídia. Ainda não está claro se os regulamentos do acordo ainda implicariam que o Google pagasse por oferecer links.
Apesar da decisão do Google, a Meta informou que o acordo não faria diferença em sua decisão de bloquear links de notícias no Canadá.
"Ao contrário dos mecanismos de busca, não buscamos proativamente notícias na internet para colocar em nossos feeds de usuários e sempre deixamos claro que a única maneira de cumprir razoavelmente a Lei de Notícias Online é encerrar a disponibilidade de notícias para as pessoas no Canadá", afirmou.