O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em pronunciamento nesta terça-feira (10) que o apoio do país a Israel é claro, e que não há justificativa para o terrorismo, em menção aos ataques que o território israelense sofre desde o último sábado (7). O democrata disse que expressou seu apoio ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em uma conversa também nesta terça e declarou que "ajudará os israelenses".
— Não é uma questão política ou de partidos, mas de segurança dos EUA. Sabemos que há americanos como reféns do Hamas — pontuou.
Biden confirmou a morte de 14 norte-americanos durante o ataque do Hamas em Israel.
— É terror, terrorismo. A tristeza do povo judeu não é nova, isso traz memórias tristes, cicatrizes de antissemitismo e anos de genocídio contra o povo judeu — disse.
O democrata acrescentou que o grupo terrorista Hamas vem usando civis como escudos humanos, além de ter "violado todos códigos da moralidade humana". E lembrou bebês sendo mortos pela organização, além de estupros como troféus.
Como medidas, o presidente estadunidense ressaltou que irá ajudar a reforçar o chamado Iron Dome, que é o complexo utilizado por Israel para se defender do lançamento de foguetes por parte de vizinhos. Biden lançou ainda um aviso:
— Para aqueles que querem se aproveitar da situação: não o façam.