O governante da Arábia Saudita e o presidente do Irã conversaram por telefone sobre a guerra entre Israel e o Hamas, seu primeiro diálogo desde a aproximação entre os países em março, anunciou nesta quinta-feira (12) a imprensa estatal saudita.
O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman disse a Raisi que Riad "se comunica com todas as partes internacionais e regionais para deter a atual escalada", ressaltou a SPA. Ele também destacou "a posição firme do reino de apoio à causa palestina".
A agência estatal iraniana Irna também informou sobre o telefonema, apontando que os dois líderes discutiram "a necessidade de acabar com os crimes de guerra contra a Palestina".
Segundo analistas, a guerra abala o possível acordo de normalização de relações entre Israel e a Arábia Saudita, onde ficam os locais mais sagrados do islã. Já o Irã é apontado como apoiador militar e financeiro do Hamas, embora afirme que não teve envolvimento no ataque do último sábado (7).
Arábia Saudita e Irã anunciaram em março que concordaram em restabelecer seus vínculos, com a mediação da China, após sete anos de ruptura.
O príncipe Mohammed também conversou na quarta-feira (11) com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre seus esforços para conter a escalada do conflito.