Disponibilizadas pela empresa Maxar Technologies, imagens de satélite mostram os estragos causados pelo rompimento da barragem da usina hidrelétrica Nova Kakhovka, em Kherson, no sul da Ucrânia, na última terça-feira (6).
Cerca de 600 mil quilômetros quadrados foram inundados na área, que é parcialmente ocupada pela Rússia. As informações são do portal g1.
A destruição da barragem Nova Kakhovka, na madrugada de terça-feira (6) provocou a retirada de milhares de pessoas das localidades próximas em razão do risco de inundações. De acordo com o governo ucraniano, quase 16 mil pessoas estão sob risco. Moscou afirmou que 14 localidades, nas quais moram mais de 22 mil pessoas, estão nesta situação, mas afirmou que o cenário está sob controle. Pelo menos cinco pessoas morreram afogadas no incidente, disse uma agências de notícias russa na quinta-feira (8).
Russos e ucranianos trocaram acusações a respeito da autoria dos bombardeios. A barragem foi parcialmente destruída por "múltiplos ataques" ucranianos, denunciaram as autoridades designadas por Moscou. Autoridades ucranianas acusaram a Rússia de ter destruído a barragem para tentar "frear" a contraofensiva que Kiev prepara para recuperar territórios perdidos no sul e leste do país.
Abaixo, veja o antes e depois das áreas afetadas pela inundação: