A proibição de voos domésticos na França — nos casos em que existe alternativa de trem para uma viagem de menos de duas horas e meia — entrou em vigor nesta terça-feira (23), após algumas polêmicas em um contexto de combate às mudanças climáticas.
O Diário Oficial da França publicou a medida, prevista pela Lei do Clima de 22 de agosto de 2021, mas que foi suspensa enquanto a Comissão Europeia analisava um recurso do setor aéreo.
A proibição, que não afeta os voos de conexão, aplica-se a trajetos entre as mesmas cidades dos voos e que permitam a presença de mais de oito horas por dia no destino.
Na prática, os voos que atendem aos requisitos do decreto são aqueles que ligam Paris a cidades de médio porte, como Nantes, Lyon ou Bordeaux.
A lei já foi aplicada na prática porque o governo obrigou a Air France a abrir mão dos voos em troca de ajuda financeira em maio de 2020, em meio à crise da covid-19.
Emissões por diferentes modos de transporte
Emissões de CO2 por passageiro por km viajado
Voo doméstico curto 133g (efeitos secundários de outros gases em alta altitude +121g)
Voos de longa distância 102g (efeitos secundários de outros gases em alta altitude +93g)
Carro* (1 passageiro) 171g
Ônibus (transporte público) 104g
Carro (4 passageiros) 43g
Trens domésticos 41g
Ônibus de viagens interstaduais, internacionais, modelo executivo 27g
Trens de alta velocidade 6g
*motor a diesel