Um cachalote de 17 metros de comprimento faleceu depois de encalhar em uma praia de Bali, na Indonésia, anunciou um funcionário do serviço de proteção da natureza neste domingo (9). Trata-se do terceiro cetáceo encontrado morto em pouco mais de uma semana.
O cachalote foi localizado no sábado (8) à tarde na praia de Yeh Leh, no leste da ilha.
— Estamos tentando levar o cadáver até a margem para facilitar a necropsia e o enterraremos após o exame — explicou à AFP Permana Yudiarso, secretário local para o Mar e a Pesca.
Na quarta-feira (5), outro cachalote de 18 metros foi encontrado encalhado em uma praia da costa leste. O animal ainda estava vivo e equipes de emergência e voluntários o devolveram ao mar.
Mas faleceu horas mais tarde em outra praia, sem ter feridas aparentes, disse Yudiarso.
Em 1º de abril, uma baleia-de-bryde de 11 metros também foi encontrada morta em uma praia de Tabanan (sul). Os restos mortais já estavam em decomposição.
Como o cetáceo encontrado encalhado há alguns dias, o cachalote morto no sábado parece ter sido vítima da mesma doença, segundo Yudiarso.
— Seu corpo parecia muito magro — explicou.
Os resultados dos exames devem demorar pelo menos três semanas, mas os peritos encontraram sangue nos pulmões do cachalote de 17 metros e seu cólon estava cheio de fluidos, explicou o secretário.
Em 2018, um cachalote foi encontrado morto com mais de cem copos de plástico e 25 sacos no estômago, uma imagem que virou o símbolo do problema que o arquipélago asiático enfrenta com resíduos plásticos no mar.
A Indonésia é considerada o segundo país que mais contribui com os detritos plásticos marítimos, atrás apenas da China.