A Malásia está disposta a negociar com Pequim sobre o mar da China Meridional para garantir sua exploração de hidrocarbonetos nesta área em disputa - declarou seu primeiro-ministro, Anwar Ibrahim, nesta segunda-feira (3), após retornar de uma visita à China na semana passada.
O primeiro-ministro deste país do Sudeste Asiático informou que o tema "sensível" foi abordado durante seu encontro com o presidente chinês Xi Jinping, em um momento em que a empresa malaia Petronas tem a maior plataforma deste território, assim como vários projetos de exploração.
"Ressaltei que nós, como um país pequeno, precisamos de recursos, como o petróleo e o gás, e temos de empreender" projetos de exploração, disse o primeiro-ministro.
"Se as condições implicam que tem que ter uma uma negociação, então estamos dispostos a negociar", afirmou.
O primeiro-ministro da Malásia não deu mais detalhes de seu encontro com o presidente Xi.
A China reivindica soberania sobre quase todo o mar da China Meridional, uma área estratégica do comércio global, apesar de um tribunal internacional ter determinado que sua reivindicação carente de mérito.
Vários países vizinhos, como Filipinas, Vietnã, Malásia, Singapura, Indonésia e Brunei, também reivindicam soberania sobre partes desse mar.
Pequim criou ilhas artificiais no mar da China Meridional como parte de seu esforço para apoiar sua reivindicação territorial. Algumas dessas ilhas contam com instalações militares e pistas de pouso.
* AFP