Províncias das regiões metropolitana e central da Argentina ficaram sem energia na tarde desta quarta-feira (1º). A queda aconteceu por causa de um incêndio em pastagem na cidade de General Rodriguez, na Grande Buenos Aires, atingindo linhas de transmissão de energia. A interrupção começou por volta das 16h e o fornecimento começou a ser normalizado às 20h. Cerca de 20 milhões de argentinos foram afetados.
Fazia calor em várias regiões do país. Temperatura atingiu a casa dos 35 graus na tarde desta quarta.
Por causa do incêndio, o sistema em boa parte do país se desligou automaticamente, afetando inclusive o complexo nuclear argentino Atucha I. A falta de energia foi percebida ainda nas províncias de Córdoba, Mendoza, San Luis, Entre Ríos e Santa Fé.
As informações são do jornal Clarín.
O ministério de Energia irá investigar as causas do apagão, mas a prioridade no momento é religar o sistema. Conforme a publicação argentina, até as 21h, a energia já tinha sido restabelecida para grande parte do país, restando cerca de 150 mil consumidores no escuro.
A Cammesa, companhia que opera o sistema interligado de energia elétrica da Argentina, informou que Buenos Aires e Córdoba estão com os sistemas de energia restabelecidos.
Em algumas regiões, o fornecimento de água também foi interrompido. A empresa responsável pelo serviço solicitou uso racional para evitar mais transtornos, pois, com a retomada gradual dos serviços por etapas, para não sobrecarregar a linha de transmissão, a água pode retornar somente nesta quinta-feira (2).