O resgate de uma menina no meio de escombros, na Síria, emocionou os socorristas. O vídeo mostra a comemoração das equipes ao retirar a criança com vida dois dias após o terremoto. O tremor, às 4h17min de segunda-feira (22h17min de Brasília), já deixou pelo menos 11,7 mil mortos na Síria e na Turquia.
Na Turquia, 9.057 pessoas morreram, enquanto 2.662 perderam a vida na Síria após o sismo de magnitude 7,8 registrado na segunda-feira, informaram as fontes.
A Defesa Civil da Síria, onde atuam os socorristas conhecidos internacionalmente como Capacetes Brancos, segue trabalhando nas buscas por sobreviventes nas cidades atingidas pelos abalos sísmicos que devastaram as principais cidades da Síria e da Turquia.
Populares têm auxiliado nos resgates, e ao menos 65 países, incluindo o Brasil, enviaram equipes para amparar as populações do dois países e contribuir com as buscas.
Feridos
Mais cedo, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, havia informado que 50 mil pessoas estavam feridas em virtude do tremor. Na Síria, as equipes de emergência e as autoridades reportaram 5 mil feridos.
— Enfrentamos dificuldades no início com os aeroportos e as estradas, mas hoje estamos melhores e amanhã estaremos melhores — afirmou o chefe de Estado da Turquia, diante das críticas e da revolta da população com a lentidão da ajuda.