O Exército ucraniano recuperou, na quarta-feira (9), 12 localidades na região de Kherson, no sul do país, onde os russos anunciaram retirada em consequência da contraofensiva de Kiev, anunciou o comandante Valery Zaluzhny nesta quinta (10).
"Ontem, unidades das forças de defesa avançaram sete quilômetros e tomaram o controle de seis localidades na direção de Petropavlivka Novoraisk", afirmou o comandante militar, no Telegram, antes de acrescentar que o exército ucraniano também recuperou "o controle de outras seis localidades na direção de Pervomaiske-Kherson".
O comandante ucraniano também afirmou que o "avanço das tropas de Kiev em direção a Kherson atingiu 36,5 quilômetros desde 1º de outubro". O exército ucraniano recuperou "uma superfície total de 1,38 mil quilômetros quadrados e 41 localidades" em 40 dias, afirmou Zaluzhny, que felicitou os "esforços colossais das tropas".
Assim como fez o presidente Volodimir Zelensky, na quarta-feira à noite, Zaluzhny disse, nesta quinta, que não pode confirmar, ou negar, a informação sobre suposta retirada das forças russas da cidade de Kherson, capital regional.
Desde setembro, as tropas russas enfrentam uma reação das forças ucranianas na região.