Um avião da companhia aérea chileno-brasileira Latam que partiu de Santiago, no Chile, com destino ao Aeroporto Silvio Pettirossi de Assunção, no Paraguai, enfrentou forte turbulência devido a uma intensa tempestade, o que ocasionou danos na fuselagem. Por conta dessa situação, a aeronave precisou fazer um pouso de emergência na capital paraguaia à meia-noite (horário de Assunção) da quarta-feira (26). Com informações da CNN.
O voo LA1325E, que carregava 48 passageiros a bordo, tinha previsão para chegar no aeroporto de Assunção às 20h do horário paraguaio (17h de Brasília) de quarta-feira, mas teve seu local de pouso alterado para o Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná, devido a uma forte tempestade que atingiu a capital paraguaia, seu destino final.
Pouco tempo depois do piloto alterar a rota, o tempo começou a melhorar, o que fez com que às 22h (horário paraguaio) a aeronave conseguisse retomar seu trajeto inicial e chegasse à Assunção. No entanto, um novo temporal, acompanhado de granizo, atingiu a cidade e o piloto precisou fazer um pouso forçado na capital paraguaia.
O comandante alertou os passageiros sobre a necessidade da manobra de emergência e passou orientações a eles sobre como proceder.
— O piloto nos disse para nos prepararmos para um pouso forçado. Depois, a aeromoça disse no alto-falante para nos prepararmos em posição de impacto. Ali, eu abracei minha filha, mas meu cinto de segurança soltou e comecei a pedir socorro. Graças a Deus, um homem teve pena de nós e me ajudou — contou a passageira paraguaia Pabla Thomen para a rádio 1080 AM.
O pouso
O avião conseguiu concluir o pouso de emergência em Assunção, mas nesse trajeto a aeronave sofreu alguns danos, que impactaram sobretudo, sua parte dianteira.
— O avião aterrissou sem um motor e com rachaduras no para-brisa. Os passageiros sentiram um forte pânico por causa da forte turbulência que passaram — informou o presidente da Direção Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac), Félix Kanazawa, aos repórteres.
Segundo Kanazawa, um dos motivos de o avião ter conseguido pousar de forma segura é porque esse tipo de aeronave foi projetado para funcionar tendo somente um motor ativo.
O diretor de aeroportos Douglas Cubilla também concedeu entrevista à mídia local e avaliou a situação do avião:
— Sua parte da frente ficou destroçada — resumiu.
De acordo com o presidente da Dinac, alguns passageiros passaram mal pela forte turbulência e precisaram ser atendidos por paramédicos na chegada do aeroporto internacional Silvio Pettirossi. Apesar da situação, ninguém a bordo ficou ferido.
Latam investiga
A companhia aérea comunicou à imprensa que está colaborando com as autoridades competentes que investigam o incidente. Segundo a Latam, será também realizada uma avaliação técnica para que problemas como esse não voltem a ocorrer.