A Ucrânia afirmou nesta segunda-feira (2) que afundou dois barcos de patrulha russos perto da Ilha da Cobra, no Mar Negro. A ação foi realizada com drones.
— Dois barcos russos Raptor foram destruídos ao amanhecer perto da Ilha da Cobra — informou o ministério da Defesa da Ucrânia em um comunicado publicado nas redes sociais.
O ministério também divulgou imagens aéreas em preto e branco que mostra uma explosão em uma pequena embarcação militar.
— Os Bayraktars estão funcionando — disse o comandante das Forças Armadas da Ucrânia, Valeriy Zaluzhniy, citado no comunicado, em referência aos drones militares de fabricação turca.
Os barcos de patrulha Raptor podem transportar três tripulantes e 20 pessoas. Geralmente estão equipados com metralhadoras e são usados em operações de reconhecimento ou desembarque.
A pequena Ilha da Cobra se tornou um símbolo da resistência ucraniana depois que um grupo de guardas de fronteira do país rejeitou o ultimato de rendição apresentado pelo navio russo "Moskva".
O "Moskva", navio símbolo da frota russa no Mar Negro, afundou em meados de abril. Kiev afirmou que a embarcação foi atingida por mísseis ucranianos e Moscou informou que o acidente foi provocado por uma explosão a bordo.