O presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, anunciou nesta segunda-feira (4) um acordo com o investidor canadense Centerra Gold que concede ao governo o controle da maior mina de ouro, a Kumtor, e encerra uma disputa de anos.
"A mina de Kumtor foi completa e irrevogavelmente devolvida ao nosso país", disse Japarov ao vivo na televisão nacional.
A mina de Kumtor, uma das maiores do mundo, é fundamental para a economia desta ex-república soviética da Ásia Central.
"Acabamos de assinar um acordo com Centerra", disse, felicitando o povo de seu país e afirmando que "é, de fato, um ponto de virada", quase um ano depois que as autoridades confiscaram a mina.
Segundo um comunicado das autoridades, o acordo implica "uma clara separação e resolução de todas as disputas entre o governo do Quirguistão, Centerra e Kyrgyzaltyn", a empresa estatal de mineração de ouro do Quirguistão.
Conforme os termos do acordo e com uma troca de ações, o Quirguistão e o Kyrgyzaltyn recuperam o controle total da mina e receberão os lucros a partir de 15 de maio de 2021.
Centerra pagará 50 milhões de dólares para "preservar e proteger os recursos naturais do país", assim como um pagamento de quase 11 milhões de dólares a Kyrgyzaltyn.
Em 2020, a mina de Kumtor representou cerca de 12,5% do PIB do Quirguistão, segundo Centerra Gold, que está na Bolsa de Toronto.
* AFP