Em valas comuns improvisadas ou no meio das ruas, os cadáveres estão por diversas partes da cidade ucraniana de Bucha, ao noroeste de Kiev, onde os moradores continuam chorando por seus mortos após a retirada das tropas russas. Na região próxima à capital, o governo local afirma ter encontrado 410 corpos no total.
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou que as autoridades russas devem ser consideradas responsáveis por "assassinatos" e "torturas" em Bucha, onde as descobertas do fim de semana geraram indignação na Europa e nos Estados Unidos.
Cinquenta e sete pessoas foram enterradas de forma superficial em uma vala comum, afirmou um funcionário do município à agência AFP. Apenas uma parte dos corpos pode ser observada. Alguns estão em sacos mortuários. Outros, com trajes civis, foram parcialmente enterrados.
No fim de semana, um correspondente da AFP observou ao menos 20 corpos, todos com trajes civis, espalhados por uma rua. Três deles estavam presos a bicicletas, outros próximos a veículos esmagados ou com marcas de tiros. Um cadáver estava com as mãos amarradas às costas.
Funcionários da cidade não foram os únicos que atuaram como coveiros improvisados. Vários moradores fizeram o possível para proporcionar uma sepultura provisória aos vizinhos, em jardins ou outros lugares.