A invasão russa até agora destruiu cerca de US$ 100 bilhões em estradas, pontes e negócios na Ucrânia, causando um grande golpe em sua economia. A informação é de uma autoridade do governo de Kiev, anunciada nesta quinta-feira (10).
— Atualmente, cerca de 50% de nossas empresas não estão operando, e aquelas que ainda estão operando não estão em 100% — disse Oleg Ustenko, principal conselheiro econômico do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.
Ustenko reiterou seu apelo para que governos europeus e outros cortem o acesso de Moscou ao "dinheiro de sangue" boicotando o petróleo e o gás natural russos:
— Os europeus continuam a pagar esse monstro para matar nosso povo, gente inocente. Enquanto os países europeus dependem da energia russa para aquecer suas casas, posso garantir que é muito, muito, muito mais frio no subsolo da Ucrânia, onde as pessoas estão escondidas.
O conselheiro econômico elogiou os Estados Unidos por suspender as importações do petróleo russo e disse esperar que Washington também ajude a criar um "fundo de recuperação" para a Ucrânia.